sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Programas da Xuxa


1983 - 1986
O "Clube da Criança" marcou a estreia da Xuxa como apresentadora de TV, quando apresentado por ela, o programa ia ao ar de segunda a sábado, das 17h às 19h, pela Rede  Manchete. Como na época a apresentadora tinha muitos compromissos como modelo, por ainda continuar modelando em Nova York, os programas eram gravados aos sábados e domingos, nos dias úteis da semana, Xuxa trabalhava nos EUA como modelo.
Por serem gravados praticamente em dois dias, as mesmas crianças permaneciam no programa durante quase toda a semana e os desenhos animados ocupavam cerca de 70% do tempo do programa, faziam parte da atração os desenhos "A Família Trololó", "Josie e as Gatinhas", "Piratas do Espaço", entre outros.
No “Clubinho”, Xuxa fazia sorteios, brincadeiras e cantava músicas. Até o início de 1985, o programa não contava com nenhuma ajudante de palco, até que surgiu a  primeira Paquita, Andrea Veiga.
O programa permaneceu no ar de julho de 83 a abril de 86.


1986 - 1992
Quando José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Boni - na época superintendente da Rede Globo - convidou Xuxa para trabalhar na emissora, ela impôs a condição de só aceitar se o programa levasse o seu nome. Depois que o contrato com a Globo foi assinado, Xuxa ficou seis meses fora do ar para – ela tinha se tornado uma das marcas registradas da Manchete.
Em 30 de julho de 1986, crianças de todo o Brasil levantaram ás 8h da manhã para conferir a estreia do programa infantil mais popular das Américas. Gravado no extinto Teatro Fênix, no Rio De Janeiro, o programa tinha 4 horas de duração e era exibido de segunda a sábado. Em sua estreia na Globo, Xuxa fez brincadeiras com seus baixinhos, recebeu convidados como o Trem da Alegria que cantaram o sucesso da época ‘He-Men’, Dr. Silvana e Cia. dentre outros.
No seu primeiro ano o ‘Xou’ já havia se tornado um grande líder de audiência, sua fórmula de jogos, Paquitas e convidados agradou em cheio as crianças. Xuxa deixou de ser apenas Xuxa e se tornou a Rainha Dos Baixinhos, o mercado publicitário e fonográfico também ganharam com o sucesso da apresentadora: discos e produtos que levavam a marca XUXA eram sucessos de venda. Xuxa tornava-se fenômeno das comunicações.
Xuxa dividia o palco do ‘Xou da Xuxa’ com personagens que ficaram conhecidos como, sempre a ‘Turma da Xuxa’, dentre eles, os mais famosos: Paquitas, Dengue, Praga, Moderninho, Xuxo, Frentinha, Tomy, Duda Litle e As irmãs Metralha. Todos auxiliavam a apresentadora durante a exibição do programa.
Depois de sete anos como campeã de audiência, Xuxa começou a cansar do formato do programa. Mesmo a Globo deixando a Rainha à vontade para encontrar o novo formato ideal, ela resolveu pôr um ponto final naquela fase de sua carreira e de sua vida. No último programa, a estrela cantou a música feita exatamente para ocasião "Sobreviveremos" ao lado de todos os convidados. O último ‘Xou da Xuxa’ foi levado ao ar no dia 31 de dezembro 1992, havia chegado o momento de Xuxa dar um novo salto.


1989
Xuxa já não era mais apenas rainha dos baixinhos, estava ganhando espaço no coração dos mais velhos e estreou o game Bobebou Dançou no dia 9 de Julho de 1989, as 13 horas aos domingos.  A última exibição desta atração foi no dia 7 de janeiro de 1990.

1991
O programa humorístico "Xuper Star" foi criado e escrito por Chico Anysio, especialmente para Xuxa, e teve a direção do famoso diretor Jorge Fernando. Na história Xuxa interpretava quatro personagens: a apresentadora Shirley Liz (a personagem principal), a empregada metida e atrapalhada Rosicleide Sueli, a avó Cotinha e Lívia Peron, uma mulher esotérica. Ainda faziam parte do elenco fixo Jorge Fernando e Guilherme Karan. O humorístico teve várias participações especiais como Victor Fasano, Jorge Lafond, Neguinho da Beija-Flor, Zezé Macedo e Patrícia Travessos, entre outros. "Xuper Star" era para ter entrado na grade da emissora e seria exibido uma vez por mês. Porém, o programa foi exibido uma única vez em abril de 91, no extinto "Terça Nobre".

1991 - 1993
O programa "Show de Xuxa" foi exibido na Argentina pela Rede Telefé, entre 1991 e 1993, sendo exibido aos sábados e domingos. O sucesso do programa foi muito grande, podendo ser comparado ao êxito do Brasil. Enquanto na Argentina o "Show de Xuxa" dava em torno de 25 pontos de audiência, no Brasil, o "Xou da Xuxa" marcava 12. A cada ano, a música que Xuxa cantava ao descer da nave era trocada. No primeiro ano, Xuxa descia do disco cantando "Dulce Miel". No ano seguinte, ela cantava a música "Xuxa Park" e no ultimo ano, cantava a música "El Show de Xuxa Comenzo". A abertura do programa era uma animação computadorizada, que mostrava Xuxa em seu camarim se maquiando, vestindo suas botas e entrando em sua nave, que dava várias voltas em torno do planeta, tudo ao som de uma versão instrumental da música "Doce Mel". Apesar do sucesso, Xuxa terminou o programa no final de 1993 para dedicar sua carreira ao público brasileiro. Porém, ela continuou apresentando alguns especiais e programas beneficentes, como o "Juntos por um amiguito", além de voltar à Argentina ocasionalmente.

1992
Esta ideia surgiu no "Xou da Xuxa", em 1988, onde a rainha apresentava um quadro chamado "Paradão dos Baixinhos". Nele a loura entregava troféus para as musicas mais votadas na semana. O programa ia ao ar todos os sábados a partir das 9h da manhã e também tinha desenhos animados e outras atrações para a criançada.

1992
Depois de estrear na TV Argentina, em 1992, Xuxa começa a apresentar o Xuxa Park na Espanha no canal Tele5. O programa era bem parecido com o Xuxa Park exibido anos depois no Brasil, com brincadeiras e musicais. Mantendo a tradição, Xuxa tinha a companhia das paquitas, o programa era um sucesso aos domingos mais teve seu fim em 1993 por conta de um problema na coluna da Xuxa, ocasionado por excesso de trabalho.  A musica ‘sensacion de vivir’ foi lançada especialmente para o programa, e faz parte do álbum Xuxa 3 e na coletânea "todos sus exitos". 


1993
Em 1993 Xuxa resolveu conquistar os corações dos baixinhos norte americanos estreando um programa em inglês nos Estados Unidos. O programa era baseado no clássico ‘Xou da Xuxa’, mas no lugar da nave espacial, Xuxa chegava ao palco através de um planeta que se abria no meio ressaltando alguns degraus por onde ela descia. As paquitas foram rebatizadas de Pixies. Uma das exigências da emissora era que Xuxa não mostrasse nenhuma parte do seu corpo, usando sempre por baixo de suas saias, uma calça. O programa durou apenas uma temporada e foi exibido por diversos canais norte- americanos.

1993
Também em 1993, estreava o programa XUXA, nas tardes de domingo da TV Globo. Desta vez a apresentadora chegava ao palco através de um elevador. O programa era dedicado à família e tinha entrevistas, mas não ficou muitos meses no ar e Xuxa só voltou à TV Globo naquele ano em seu especial de natal. 

1994 - 2001
Xuxa Park estreou no dia 4 de junho de 1994 no Brasil e era exibido aos sábados às 8 horas da manhã (mas mudou de horário ao longo dos anos) e tinha a duração de quatro horas. O cenário do infantil era caracterizado como um moderno parque de diversões cheio de luzes, naves espaciais e brinquedos.
Inicialmente o programa era dividido em oito blocos. Xuxa descia de um elevador em forma de disco voador. Como fundo havia um palácio de cristal. O bloco de abertura incluía desenhos inéditos; o segundo bloco era destinado a brincadeiras; e no terceiro, entrava o quadro "Pequenas crianças, grandes talentos", mostrando crianças de todas as partes dançando ou apresentando alguma habilidade. Ainda fazia parte desse bloco o quadro "Malhaxão", no qual Xuxa ensinava as pessoas de todas as idades a malhar. O quarto bloco apresentava o "Canta Brasil", onde a apresentadora entrevistava um ídolo brasileiro a cada semana. As brincadeiras voltavam no quinto bloco, com o "Roleta", que destinava parte dos prêmios ganhos pelas crianças a instituições de caridade. Os sexto e sétimo blocos eram dedicados aos adolescentes do programa "Xuxa Hits", parada musical que contava com apresentação de cantores famosos, além de ter o reforço do DJ Malboro, Tubarão e Tonelada.
Para garantir a organização e a animação do programa, Xuxa contava com a participação das Paquitas. A partir de julho de 1996 o programa ganhou 45 minutos a mais, novos quadros e brincadeiras. Em 1999 o programa começou a ser gravado nos estúdios do Projac, a nave de Xuxa agora aparecia dentro de uma cúpula de luzes, descendo ao chão, como se estivesse chegando ao planeta.
Em 11 de janeiro de 2001, um incêndio causado por um curto-circuito interrompeu a gravação do último bloco do Xuxa Park, ferindo 26 pessoas. O fogo destruiu o cenário do programa gerando pânico entre as 300 pessoas que estavam no estúdio. Depois disso Xuxa Park saiu do ar.


1994 - 1997

O que era apenas um quadro do "Xuxa Park" virou um sucesso independente, onde a Rainha recebia diversas atrações musicais como bandas, DJs e cantores. Nesse programa as paquitas usavam roupas de colegiais: eram as "New Generation". O grupo "You Can Dance" também fazia parte do time na hora da dança, e a rainha desfilava um look diferente a cada programa. Em 1996, no auge, o programa ganhou um horário só pra ele. Em 1997, o "Xuxa Hits" foi reformulado e recebeu um novo nome: "Planeta Xuxa". 

1997 - 2002
Com o fim do Xuxa Hits, em 1997, Xuxa estreava um programa dedicado ao seu público jovem, o Planeta Xuxa. O programa estreou nas tardes de sábado e em 1998 foi transferido para os domingos, permanecendo no ar até 2002. Quando Xuxa estava em sua licença maternidade, alguns amigos de Xuxa apresentaram o programa. Dentre eles: Ivete Sangalo, Zezé Di Camargo & Luciano e Tom Cavalcante.
Até o fim de 1998, Xuxa usava um aplique de cabelo diferente para cada programa, mas em 1999 a estrela apareceu de cabelos curtos e começou a usar o visual Joãozinho. O quadro de mais destaque deste programa foi o "Intimidade", nele Xuxa entrevistava as celebridades da época. Após o rompimento da parceria com a diretora Marlene Mattos, o programa foi levado ao ar pela última vez em a 28 de Julho de 2002. A partir daí, Xuxa voltou a se dedicar exclusivamente à programa infantis.


2002 - 2004
Depois de muito insistir, Xuxa estreava nas manhãs da Globo comandando um programa infantil diário, concretizando a realização de um sonho. No dia 28 de Outubro de 2002 estreou o “Xuxa no Mundo da Imaginação”. Com formato simples e educativo, a Rainha dos Baixinhos mostrou à todos sua preocupação com a educação das crianças.
O programa tinha alguns quadros e sua personagem mais famosa foi a bruxa Keka, atrapalhada e interpretada pela Xuxa, a Keka fez tanto sucesso que acabou ganhando espaço no programa que sucedeu o ‘Mundo Da Imaginação’.
Dirigido por Mário Meirelles, Roberto Talma e Blad Meneghel, o programa foi modificado algumas vezes e ficou no ar até 31 de dezembro de 2004.


2005 - Presente
TV Xuxa estreou como um programa infantil apresentado por Xuxa Meneghel, em 4 de abril de 2005com direção de núcleo de Jorge Fernando. A mini série estrelada pelo cachorro Txutxucão e os quadros Notícia da Hora, Keka Talk Show, Game X e Acampamento X, foram os mais famosos da fase infantil do programa.
A partir de 2008, o programa foi reformulado e ganhou novos públicos e cenário, além de uma nova identidade visual, desta vez sob a direção de Luiz Gleiser, Patrícia Guimarães e Marcelo Zambelli – este último, remanescente da fase infantil do programa.
Transformado em programa de auditório, O ‘TV Xuxa’ passou a ser exibido semanalmente, aos sábados por volta das 10h e devido aos bons índices de audiência registrados nas manhãs, em2011 – já sob direção geral de Mariozinho Vaz, que assumiu o programa entre 2009 e 2011 – a atração foi transferida para as tardes de sábado, indo ao ar antes do ‘Caldeirão do Huck’, pouco antes das 15h. Em 2012 o diretor Mário Meirelles assumiu o comando do ‘TV Xuxa’ dando ao programa um formato mais popular e jovem, Mário resgatou a saudosa Xuxa, esperada pelo público desde o rompimento da sociedade entre a apresentadora e Marlene Mattos.
Atualmente o ‘TV Xuxa’ é um dos 3 programas de auditório mais assistidos do Brasil, quase sempre figura dentre os assuntos mais comentados dos Trends Topics (Twitter). Andrezza Cruz e Ivana Braga integram o time da direção ao lado de Mário Meirelles.


2007
Depois de 5 anos afastada das tardes de domingo, em 2007 Xuxa apresentou o Conexão Xuxa, que tinha a direção geral de Fabrício Mamberti. Os times são divididos por cores: amarelo, verde, azul e laranja. As quatro equipes disputavam o prêmio final do programa que era semelhante às temporadas de verão do “Planeta Xuxa”.
Cada episódio do programa custava cerca de R$ 2,5 milhões de reais e foi gravado em algumas cidades do Brasil como Salvador, Natal, João Pessoa e Rio de Janeiro. No Conexão Xuxa, a apresentadora saltou de rapel do Elevador Lacerda, na capital baiana e também pulou de pára-quedas, na mesma cidade. Apesar de ter marcado bons números de audiência, a Rede Globo alegou que o programa tinha a cara do verão e não justificava ser estendido pelos demais meses do ano, permanecendo no ar apenas até o início de 2008.



2011 - Presente

Em 2011 a apresentadora que ganhou fama apresentando programas infantis, retomou o trabalho com o seu público preferido com um projeto dedicado aos brasileiros que vivem fora do exterior. ‘Mundo da Xuxa’ estreou em abril de 2011 nos 115 países em que a TV Globo Internacional exibe sua programação.
Fazem parte do programa a edição dos melhores momentos da carreira de Xuxa na TV Globo, clipes musicais do Xuxa Só Para Baixinhos e muita interatividade. Crianças do mundo inteiro enviam fotos e vídeos, além de conversar com a Xuxa via Internet.
Ao lado de Xuxa, os personagens Xuxinha e Guto apresentam os quadros e conversam com os baixinhos, através de animação 3D interativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário